Tecnologia do Blogger.
RSS

Gestão da qualidade vs Segurança do trabalho



O que é um Sistema de Gestão da Qualidade?

Um sistema de gestão da qualidade é uma técnica de gestão utilizada para
comunicar aos funcionários o que é necessário para produzir o desejado
qualidade dos produtos e serviços e para influenciar as ações de funcionários para
executar as tarefas de acordo com a especificação de qualidade


SOBRE A ISO
A ISO (International Organization for Standardization) é a maior desenvolvedora e divulgadora de padrões internacionais do mundo. Trata-se de uma rede de institutos nacionais definidores de padrões, com um membro por país, formada por 161 países cujo secretariado, localizado em Genebra-Suíça, coordena todo o sistema de padronização e definição de normas.

A NBR ISO 9000:2005 define a Gestão da Qualidade como:
"Sistema de gestão para dirigir e controlar uma organização no que diz respeito à qualidade"
Um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) é um sistema de gestão para dirigir e controlar uma organização, no que diz respeito à qualidade. Em outras palavras, é um conjunto de regras mínimas, com o objetivo de orientar cada parte da organização para que ela execute corretamente e no tempo devido, suas tarefas, em harmonia com as outras, estando todas direcionadas para o objetivo comum da organização: a satisfação do cliente.

PRINCÍPIOS DE GESTÃO DA QUALIDADE

1. Foco no cliente
2. Liderança
3. Envolvimento das pessoas
4. Abordagem de processo
5. Abordagem sistêmica para a gestão
6. Melhoria contínua
7. Abordagem factual para tomada de decisão
8. Benefícios mútuos nas relações com os fornecedores

 Para que serve a Qualidade Sistema de Gestão ?

- Estabelece uma visão para os funcionários.
- estabelece normas para os funcionários.
-Constrói motivação dentro da empresa.
- Definir objetivos para os funcionários.
- ajuda a combater a resistência à mudança dentro das organizações.
- ajuda a direcionar a cultura corporativa.

a importância da gestão da qualidade para segurança

A gestão de qualidade é de grande importância em qualquer organização, e principalmente na área de segurança do trabalho. Pois a mesma lida com saúde e segurança dos trabalhadores, primando assim por uma administração de qualidade, aumentando a satisfação, produtividade e otimização no ambiente de trabalho, melhorando a imagem da empresa perante o público.
Cabe a toda e qualquer organização ter um sistema de gestão de qualidade eficiente para que assegure a adequação dos recursos necessários para qualquer tipo de procedimento, incluindo equipes bem treinadas, materiais e equipamentos (por exemplo: EPIs para todos os funcionários) e insumos necessários para qualquer atividade.
Através de um sistema sólido de gestão da qualidade, pode-se conseguir vantagem competitiva diante dos concorrentes, tendo assim a oportunidade de manter-se em um mercado cada vez mais competitivo, já que hoje em dia as preocupações com segurança da força de trabalho e com o bem estar do cliente estão cada vez mais latentes.  


Por que a qualidade é importante?

O sucesso do negócio pode ser simplesmente a medida em que a sua organização
pode produzir um produto de maior qualidade ou serviço do que seus concorrentes são capazes de fazer a um preço competitivo. Quando a qualidade é a chave para uma
O sucesso da empresa, os sistemas de gestão da qualidade permitem que as organizações
para acompanhar e atender aos níveis atuais de qualidade, atender o consumidor de
exigência de qualidade, manter os empregados através de programas de compensação competitivos, e manter-se com a mais recente tecnologia.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

Unknown disse...

Muito interessante mesmo.. Assunto bem explicado :D

Postar um comentário