Tecnologia do Blogger.
RSS

Computador — Uso Excessivo Provoca Sérios Problemas de Saúde!


Computador — Uso Excessivo Provoca Sérios Problemas de Saúde!

A sociedade está passando por uma grande evolução tecnológico, mas a maioria das pessoas não está sabendo usufruir disso, e utiliza os recursos tecnológicos de forma exagerada e inadequada.

A falta de descanso adequado somado ao esforço excessivo, posições impróprias do corpo e pressionamentos repetitivos de teclas e longos períodos de agarrando e arrastando “os ratos”, acumulam lentamente prejuízos para o corpo e podem provocar lesões nas mãos, punhos, braços, ombros e pescoço, que acabam se transformando numa condição grave e muito dolorosa, a qual é muito mais fácil evitar do que curar.

As consequências no uso excessivo do computador não são imediatas, são doenças que vem ao longo do tempo e que aumentam o risco se o usuário utilizar o computador por muitas horas seguidas e diariamente. É comum um usuário após o uso contínuo do computador sentir cansaço, dores de cabeça, irritação nos olhos e fadiga.

As lesões por esforços repetitivos (LER) provocadas pela digitação e uso do mouse são cada vez mais freqüentes e a dor na coluna é outra reclamação constante nos consultórios ortopédicos, especialmente na faixa etária dos adultos jovens.

Antigamente, a maior parte do tempo livre das crianças e adolescentes era passada no quintal ou nas quadras desportivas, hoje, em casa ou na escola, os jovens vivem diante do computador entretidos com estudo, pesquisa, bate-papo e jogos.

Esse novo estilo de vida pode provocar sérios problemas de saúde, como dores de cabeça, rigidez no pescoço, dor nas costas , dor nos punhos e olhos secos, principalmente, naqueles que ao regressarem a casa — seja da escola ou do trabalho —ao invés de descansarem, simplesmente, engolem a comida, tomam uma banho de gato e voltam a usar o computador.


Segundo especialistas é possível prevenir esses problemas, desde que uma regra de ouro seja respeitada: fazer uma pausa para relaxamento a cada 50 ou 60 minutos. Durante essa breve paralisação — 5 a 10 minutos — deve-se fazer alongamento da musculatura das mãos, pernas e tronco.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

2 comentários:

Unknown disse...

Muito bem explicado, mas acho que é o "mau uso" que provoca sérios problemas de saúde e não o uso excessivo. De qualquer forma, muito bom o texto, parabéns :D

Unknown disse...

parabens otimo texto

Postar um comentário